Foi neste – DIA 4 DE MARÇO – que em:
1968 –Foram oferecidas à cidade de Lisboa, oito exemplares de bordos, a árvore simbólica do Canadá, cuja folha figura actualmente na bandeira daquele país. As oito árvores de que não existia nenhum exemplar em Portugal, foram plantadas junto do lago do Parque Eduardo VII.
2001 – Quando um autocarro com 59 passageiros circulava sobre a Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios e que liga esta localidade ao Conselho de Castelo de Paiva, atravessando o rio Douro, aquela, ruiu a meio, no momento em que o dito autocarro circulava sobre ela, o que originou a sua queda inevitável nas águas profundas daquele rio, afundando-se rapidamente, provocando a morte de todos os seus ocupantes e, ainda, a de mais algumas pessoas que seguiam em três automóveis ligeiros que, precediam o autocarro e, como é óbvio, se precipitaram nas águas do acima citado rio.
Após aturadas buscas, durante semanas, por mergulhadores da Marinha de Guerra Portuguesa e outras instituições, como Bombeiros, Protecção Civil, etc, equipas portuguesas e estrangeiras, com cães de água treinados para a busca de pessoas desaparecidas nos rios ou no mar, foram aparecendo alguns corpos, indo dois deles dar à costa da Galiza. (Espanha).
Depois de resgatados o autocarro e os automóveis do fundo das águas, foram encontrados dentro dos seus destroços mais cinco cadáveres.
Ainda ficaram por aparecer cerca de 39 corpos, supondo-se terem ficado sepultados sob o lodo existente no fundo do rio. Instituições governamentais, mandaram erigir naquele local, em memória dos mortos do fatídico acidente, (uma pequena cripta e uma estátua de considerada altura, representando a imagem de um anjo), a que deram o nome de “Anjo de Portugal”